TREINAMENTOS DE CÃES-GUIAS





Governo de São Paulo lança programa para treinar cães-guias
.
Reportagem: MARIANA DESIDÉRIO de SÃO PAULO
.
Para aumentar o número de cães-guias disponíveis para cegos, o governo de São Paulo lançou, na semana passada, um programa para treinar mais cachorros.
Shopping é condenado por barrar entrada de cego e cão-guia
O espaço, que será instalado na USP, terá capacidade para 92 animais. O programa é uma parceria com a faculdade de veterinária.
O Brasil tem hoje 1,2 milhão de cegos e cerca de 80 cães-guias, segundo a ONG Iris. O órgão, que comemorou ontem o Dia do Cão-Guia com uma ação no shopping Iguatemi (zona oeste de SP), tem uma fila de espera de quase 3.000 pessoas.
O analista de sistemas Gabriel Vicalvi, 25, aguarda há três anos por um animal treinado. Ele conta que um amigo chegou a pagar R$ 30 mil por um. A Iris, que não cobra pelos cães, diz que enfrenta dificuldades para treiná-los.
Segundo Thays Martinez, presidente da ONG, é difícil conseguir financiamento e o treinamento é longo --cerca de dois anos. Neste ano, o instituto pretende entregar quatro animais.
Com o cachorro, o cego tem maior facilidade em desviar de obstáculos como orelhões e lixeiras --mais difíceis de detectar com a bengala. Além disso, eles são treinados para encontrar cadeiras vazias no metrô ou escadas rolantes a partir de um comando do dono.
Para quem consegue o cão, a dificuldade é fazer com que ele seja aceito. "Já tive que mudar de casa, porque as pessoas acham que ele vai morder", diz a cantora lírica Liana Maria Conrado. Mas ela não abre mão do animal. "A bengala para mim é um estigma, aquela coisa do ceguinho coitadinho. O cão-guia muda sua vida."
.
Fonte: FOLHA.COM

1 comentários:

Blog da Rutha disse...

Eu adoro cães-guia ! Não é à toa que tenho um labrador...infelizmente o peste não me ajuda em nada, só estraga tudo, mas pelo menos é lindo e doce com todos.
Esse programa é fantástico, dá uma independência incrível aos deficientes visuais ! Tomara que seja um sucesso !
Beijos
Laís

Postar um comentário