GRÁVIDAS E BIXANOS


Existe um enorme preconceito quando essas duas palavrinhas aparecem juntas em uma mesma frase.
Meu amor pelos gatos deve ter vindo ainda da barriga de minha mãe, não saberia dizer se minha mãe tinha gatos quando estava grávida, mas dês de que me entendo por gente gatos estão a minha volta.
Quando a dona cegonha bateu a minha porta me presenteando com um baby, veio as primeiras perguntas “e os gatos?” claro que a resposta de imediato foi “ o que é que tem eles?”
Nunca, em hipótese nenhuma passou pela cabeça de me livrar dos meus gatos, NUNCA, mas pela cabeça das pessoas próximas foi a primeira coisa que passou.
A primeira coisa que uma nova mamãe deve fazer é o exame de toxoplasmose, se for imune, esta liberada para agarrar, beijar, abraçar, dormir com seus gatinhos, menos é claro limpar a sujeirinha, esse trabalho você deixa para o papai, se não for imune, não significa que seus gatos terão que ir embora, você só terá q redobrar seus cuidados, não deixar subir na cama, ñ deixa amassar pãozinho na barriga, evitar fazer agrado em gatinhos de rua... E tem mais, se você não for imune, e só fazer os testes no seu gato, pois ele pode não ter a toxoplasmose.
Com seus devidos cuidados a nova mamãe vive muito bem com seus gatos, claro, ignorando os demais que sempre vem com as idéias de que gato transmite doença, gatos dão alergia, gato dão asma, etc, etc, etc..
Com essa nova etapa em minha vida, me bateu um pensamento muito triste, quantos gatos são abandonados porque suas donas engravidam? Existem revistas especializadas que dizem que grávidas e gatos não combinam, os gatos conseguiram sair da perseguição de muitas décadas, como eu disse na minha coluna anterior, mas a sempre um novo preconceito a se enfrentar, e nós estamos aqui, para defendê-los com unhas e dentes, e agora, uma enorme barriga!
.
Carol Liôa