PARA ONDE LEVAR OS ANIMAIS DE RUA?


A leitora/internauta Paula Moreno entrou em contato com o Cidadão Repórter com a seguinte dúvida: existe algum órgão da Prefeitura que cuide dos animais abandonados em Salvador?O Cidadão Repórter contactou a Prefeitura e uma Organização Não Governamental (ONG) e verificou que não existe nenhum órgão da Prefeitura que recolha os animais. O único abrigo de Salvador já está lotado e, por isso, não recebe mais doações.Confira abaixo a dúvida da leitora e as respostas mais detalhes sobre o trabalho das ONGs:
.
A dúvida de Paula: “No último domingo à noite, no Iapi, Jardim Eldorado, junto ao Colégio Ministro Pires de Albuquerque, foi abandonada uma cadela com seus cinco filhotinhos lindos. Nós moradores ficamos colocando comida, água e dando assistencia na limpeza do local. Tentei procurar algum abrigo, mas, infelizmente, não obtive resposta. Na terça-feira à tarde algumas pessoas levaram-os.Estou procurando saber quem levou e se realmente vão cuidar desses tesouros. De que forma posso ajudar? Existe algum órgão da Prefeitura que cuide de animais abandonados em Salvador? É muito triste essa situação, os animais são especiais mesmo. Por favor me respondam, abraços".
.
Resposta da prefeitura: Em contato com a assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o Cidadão Repórter obteve a informação de que o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), não recolhe os animais, mas faz a castração de cães e gatos gratuitamente.Para solicitar a castração, basta entrar em contato através do telefone (71) 3611.7309 ou 160 (Disk Saúde). Após o cadastro, o animal passa por uma consulta e só depois é marcada a cirurgia, que pode ser feita no próprio CCZ ou em uma clínica veterinária parceira.
.
Resposta da ONG: A vice-presidente da União de Proteção Animal de Salvador (UPAS), Aglaia Brandão, esclareceu que nenhuma ONG de Salvador recebe os animais. “O único era o Abrigo São Francisco de Assis, em Paripe, que não recebe mais animais porque está lotado”, diz. Ela explicou ainda que a maioria das ONGs trabalha com a educação e a doação de animais, ou seja, quem encontra um cão na rua e não sabe o que fazer com ele, pode entrar em contato com a UPAS que direciona o animal para quem puder adotar.
.
“É até uma demanda que a gente quer solicitar da prefeitura porque a castração resolve a questão a longo prazo, mas, enquanto isso, muitos animais continuam abandonados nas ruas. O que realizamos são feirinhas aos domingos no Parque de Pituaçu e mensalmente em outros locais para viabilizar a adoção dos animais. E também fazemos pela internet”, detalha.
.
Para adotar um animal: É preciso ter 18 anos, portar RG (documento de identidade) e comprovante de residência. Além disso, o adotante terá que contribuir com taxa de adoção no valor de R$ 20 (vinte Reais) e assinar um termo de responsabilidade de adoção.
.
Conheça as ONGs que trabalham com proteção animal em Salvador:
UPAS – Telefone: (71) 8804.2092 http://www.upas.org.br/
.
.
Fonte: Larissa Oliveira (via email)