7 DE SETEMBRO PROVEITOSO

Desde que Telma passou a fazer parte da UPAS – União de Proteção Animal de Salvador – que a entidade começou a ganhar visibilidade. Aproveito esse momento para parabenizá-la: Valeu Garota!

Nossa primeira presença no meio do povo foi na Festa do Bonfim e de lá pra cá Telma tem tido cada ideias ótimas, sempre procurando mostrar que a UPAS é atuante em participar de manifestações populares. Neste dia da Independência do Brasil, 7 de setembro, saímos para dizer ao que viemos, desfilando pelo grupo da exclusão social (cada um com sua queixa) com a nossa 1º MARCHA DOS ANIMAIS EXCLUÍDOS.

Sim, somos também excluídos sem nenhum constrangimento, representantes fiéis de todos os animais de rua ou daqueles que sofrem de maus-tratos. A verdadeira voz dos bichos que vivem na rua ou são vítimas de crueldade humana de qualquer espécie e por este motivo, clamamos do Poder Público, em outras palavras, do nosso senhor Prefeito de Salvador, soluções imediatas para controle populacional dos animais de cidade, sem precisar sacrificá-los e sim, fazer uma programação de castração que possa ser efetiva abrangendo todos os bairros.

Nosso protesto tem o objetivo de humanizar a convivência de uma maneira educativa, pois tudo passa pela educação, entre nós e eles, os animais de rua, que vivem sem o mínimo de assistência – inclusive dos Órgãos Públicos gestores – e muitas vezes sofrem judiação das pessoas que os qualificam como um ser qualquer, que estão na vida para servir de “saco de pancadas”. Temos de mudar essa consciência de achar que bicho é bicho somente. Saibam: Eles têm sentimento e também sentem o que passam. A dor não é exclusiva da gente, o animal também sofre com a mesma intensidade, entende?

O movimento a favor dos animais excluídos teve seu êxito e foi proveitoso na sua primeira festa nacional. A mídia resolveu saber que o era, do que se tratava e como nos organizamos, para ter numa manifestação popular pra mais de 80 pessoas, vestindo a camisa e defendendo a causa de maneira pacifica e significativa, marcando o desfile dos excluídos.

O Deputado Estadual pelo PT Rosemberg Pinto autor do projeto de Lei: Criação na Estrutura da SSP da Delegacia Especial de Proteção aos Animais do Estado da Bahia, já aprovado na Câmera, compareceu e veio nos desejar um bom desfile e também deu entrevista sobre como aconteceu do projeto ganhar força e ter apoio das ONGs, protetores e simpatizantes da causa animal. “O objetivo é fazer com que as ações sejam centralizadas em um único órgão que tenha o poder de fiscalizar e punir quem maltratar os animais” disse o deputado. A UPAS apóia o projeto.

A Delegacia Especial de Proteção aos Animais se faz urgente como mecanismo fundamental para o combate de toda e qualquer violência praticada com os animais. Um local para tão somente denunciar, como deter em cárcere privado o elemento (pessoa sem natureza afetiva nenhuma) que faz o animal participar de práticas de crueldades. Em Salvador, infelizmente o índice é crescente em cada esquina e número de protetores é insuficiente pra suprir a necessidade de evitar coisas como essa: Um absurdo, um extermínio animal!

A UPAS ganhou as páginas dos jornais e a internet mostrou que “devagar se vai ao longe”. A entidade levanta a bandeira da proteção animal juntamente com outras ONGs, como a Célula-mãe, Terra Viva, Cuidar é o Bicho, Movimento Vamos Adotar Um Cão, Vira-latas, Animal Viva, Pet Vet, Unidog. Estão todas de Parabéns pela iniciativa e propósito (perdão se esqueci alguma).