EXEMPLO A SER SEGUIDO


Já passamos da hora de criar um forte movimento em defesa da causa de abandono de animais. Devemos tomar como exemplo, a prefeitura de Teresópolis (RJ) no que respeito a estudar o problema de tantos animais largados na rua. Salvador também deve e precisa urgentimente fazer o mesmo.
Temos condições de juntamente com a prefeitura de Salvador e nossas ONGs - nossas casas de adoção de animais - (entre elas a UPAS, Bahia Patinhas entre outras) promover esse encontro de debates com a finalidade de resolver a situação de tantas animais soltos nas ruas da cidade, largado a própria sorte.
.
Vejamos a matéria publicada na ANDA - Agência de Notícias de Direitos Animais que nos traz a notícia do debate para solucionar o problema lá no Rio de Janeiro.
.
Prefeitura e ONGs realizam debate sobre abandono de animais em Teresópolis (RJ) - Em: 03 de abril de 2010
.
Reuniram-se nesta semana, na Secretaria de Saúde, protetores de animais e representantes do Grupo Estimação com os representantes da Prefeitura de Teresópolis (RJ) para, juntos, debaterem o problema dos animais em situação de abandono na cidade.
A Secretaria de Saúde demonstrou, através do CTA – Centro de Triagem Animal – que vem desenvolvendo meios de controle populacional de cães e gatos na cidade. Com os 60 boxes reformados, o CTA hoje conta com 85 animais e está próximo de sua capacidade máxima. No local, são realizadas medidas profiláticas como a castração, mas está limitada para o procedimento, e já no primeiro encontro, promovido pela Ouvidoria Geral em 2 de março, medidas como apoio à castração com veterinários voluntários está praticamente definida – e o número é próximo a 600 procedimentos por ano.
Outros pontos abordados e sugeridos como prioridade foram a castração, melhoria na estrutura do estande, alimentação, divulgação das campanhas de adoção com folheteria e kits para adoção de filhotes.
O ‘Grupo EstimAção’ foi criado em 1997 e tem como missão proteger os animais. Desde 2007 se tornou uma entidade civil sem fins lucrativos. Prestam socorro imediato aos animais mais necessitados, doentes e atropelados. Também atuam na sensibilização e conscientização das pessoas, por meio de campanhas, da importância da castração para evitar a procriação desordenada.
O maior contingente fica na chácara de Elizabete Filpi, que atualmente abriga cerca de 814 animais entre cães e gatos. A maior parte foi recolhida em vias públicas por abandono, em estado lastimável.
Segundo sua fundadora, Elizabete Filpi, a “Bebete”, desde 1997 vem pedindo ajuda aos prefeitos da cidade, mas nunca teve apoio. “Só agora se sensibilizaram com a nossa causa, e conseguimos alguns avanços como o espaço para adoção na Feirinha de Teresópolis, que desde março de 2009 já proporcionou 640 adoções responsáveis, monitoradas, com os animais entregues vacinados e tratados. Se não houvesse esse trabalho, esses animais estariam nas ruas”, comemora Bebete, satisfeita com este segundo encontro com o Secretário de Saúde, Maurílio Schiavo e sua equipe, proporcionado pelo Ouvidor Geral Ricardo Raposo, que visitou a Barraca de Adoção e a propriedade de alguns protetores.
“Somente com a sociedade, em um amplo debate, e com ações conjuntas através de campanhas de conscientização, é que poderemos minimizar esse grande problema urbano que é o abandono animal, bem como os maus-tratos e a exploração. Temos essa preocupação com a cidade e vontade política para tentar resolver isso de forma participativa”, comentou o Ouvidor Geral Ricardo Raposo, que revelou ter recebido muitas denúncias, principalmente sobre agressões contra cães.
No evento, participaram o Secretário de Saúde Maurílio Schiavo Ribeiro, Dra. Adriana Chaves, diretora de Vigilância Sanitária, a advogada da SMS Dra. Márcia Toledo, a administradora Solange Cirico e a veterinária do CTA, Tatiana Pereira de Castro, e o Ouvidor Geral Ricardo Raposo, pela prefeitura; as protetoras Paula Mota, Lilian Vargas e Luiza Pinheiro; e Paulo Rocha, Patrícia Montenegro e Elisabeth Filpi do Grupo Estimação, entre outros interessados.
A Ouvidoria Geral de Teresópolis disponibiliza o 0800 282 5074 para denúncia de maus-tratos contra animais.

Category: 0 comentários