FIQUE SABENDO


Por achar de suma importância a pesquisa, pois é através dela que se consegue mostrar com clareza uma tendência, é que resolvi criar as enquetes do blog.
.
Acredito ter conseguido traçar o perfil de quem é essa pessoa, dentro do nosso universo de adoção de animais de rua.
.
Vamos ao resultado:
.
Na pergunta: “Você conhece alguma casa de adoção?” Nos 32 votantes tivemos a resposta sim com 75% da escolha (24 votos) e o restante, com 08 votos correspondentes a resposta não. Isto comprova que as pessoas conhecem alguma casa de adoção.
.
Na pergunta: “Como você pode ajudar o movimento de adoção de animais de rua?” Nos 22 votantes tivemos a resposta Divulgando a causa com 45% da escolha (10 votos) e a segunda mais votada, com um empate de 03 votos cada, correspondendo às respostas Participando da mobilização do movimento e adotando animais. Isto comprova que as pessoas estão dispostas a ajudar na mobilização, sendo como voluntário ou adotante.
.
Na pergunta: “Quando você encontra um animal o que você procura fazer?” Nos 23 votantes tivemos a resposta levo pra casa e cuido com 47% da escolha (11 votos) e o restante, com 10 votos (43%) correspondentes a resposta procuro uma casa de adoção. As pessoas têm sentimento e pensam em resolver o problema dos animais abandonados, levando pra casa e cuidando ou encaminhando as casas de adoção. A conscientização está presente nas pessoas.
.
Na pergunta: “Porque temos tantos animais na rua?” Nos 28 votantes tivemos a resposta falta de consciência com 35% da escolha (10 votos) e o restante, com 08 votos (28%) correspondentes a resposta descontrole na natalidade animal. Realmente a maioria das pessoas precisa conscientizar-se da necessidade de ter um animal com “posse responsável” e a segunda resposta, confirma a triste realidade de termos tantos animais na rua.
.
Na pergunta: “Você adotaria um animal?” Nos 35 votantes tivemos a resposta sim, sem problema com 85% da escolha (30 votos) e o restante, com 04 votos (11%) correspondentes a resposta talvez, a depender da condição do animal. Existe uma tendência em adotar um animal, mesmo sendo de rua. A preocupação também é o que o animal esteja sadio, como indicou a segunda resposta mais votada.
.
Na pergunta: “Como você vê a atuação do Movimento?” Nos 16 votantes tivemos a resposta ótima com 56% da escolha (09 votos) e o restante, com 06 votos (37%) correspondentes a resposta boa. O blog do Movimento Vamos Adotar Um Cão vem desempenhando o seu papel de divulgador e intermediário entre as pessoas que querem um bicho de estimação, vindo de animais encontrados na rua. o caminho a ser seguido está completamente correto.
.
Na pergunta: “Qual é a melhor entrevista?” Nos 08 votantes tivemos a resposta a da UPAS e da TURISMO 4 PATAS com 50% da escolha cada (04 votos). Em matéria de entrevista o Blog do Movimento vem fazendo boas entrevistas, o que comprova o imenso sucesso das suas entrevistas.

CONCLUSÃO:
Ao analisarmos as enquetes acima, chegamos a seguinte conclusão: As pessoas que responderam as enquetes, no total de 164 votantes na sua maioria conhecem alguma casa de adoção, tem predisposição em se engajar num movimento da causa de adoção de animais, além de sensibilizar-se ao encontrá-lo na rua, tomando a atitude de levá-lo para sua casa ou encaminhando a alguma casa de adoção.
A parte triste e negativa desse levantamento diz respeito ao problema de termos tantos animais na rua. Não tem como negar que a falta de uma conscientização, que poderia ser uma ferramenta útil na solução nessa questão, é pouca difundida. Não se vê muita campanha nos Meios de Comunicação. Existem poucas pessoas de consciência para esse caso.
Outra coisa que ficou comprovada foi à necessidade de fazer hábito quando adotar um animal, da prática da “posse responsável” juntamente com a esterilização, a fim de evitar o aumento na natalidade animal com castrações dos machos e retirados do útero e dos ovários, no caso das fêmeas. Daí vem o controle, infelizmente, mas necessário para evitar os freqüentes aparecimentos de tantos animais na rua.
Ao esterilizar um animal você estará sendo consciente das conseqüências colaterais em proporções ilimitadas que estamos passando com esse descontrole populacional de cães e gatos, ou seja, os animais que mais vivem na rua.
É importante salientar que a mesma pessoa que pensa em adotar está preocupadíssima com a saúde do animal. Querem adotar, mas sem preocupação de ter cuidados futuros em relação a alguma doença. O que nos leva crer que o ato de adotar passa primeiro pelo sentimento humanitário, porém segue também o caminho da razão. O amor aos animais é melhor e mais completo se o animal adotado venha vendendo saúde.
.
QUANTO AO BLOG:
O blog do movimento desenvolve uma atividade bem vista pelas pessoas que votaram na enquete, pois acredita que o trabalho desenvolvido vem dando bons frutos, como por exemplo, suas seções: “Carteiro Virtual” que é um intermediário entre os pedidos de adoção e as “entrevistas” que até o momento está dividida na preferência dos votantes: a da UPAS e da TURISMO 4 PATAS. É bom lembrar que na época da enquete tínhamos somente essas duas, hoje estamos na sexta entrevista, ou seja, 04 a mais.
O nosso círculo de amizades e relacionamentos cresceu bastante, pois o blog conseguiu encontrar pessoas que comungam das mesmas idéias e ideais em defesa dos animais e assim surgiu a novíssima seção dos “colunáveis do blog”, que mostra sobre um mesmo assunto, uma ótica, uma visão e um ponto de vista sobre o nosso mundo “animal”. É a maneira que temos de interagir ainda mais com nossos visitantes e seguidores, na intenção de promover uma consciência de atitude e respeito por todas as criaturas que chamamos intimamente de nosso bichinho de estimação!
Apesar de ser uma pesquisa informal (pois não tivemos um número único de votantes para todas as enquetes – houve uma grande variação e outros pequenas coisas que descaracteriza das formalidades acadêmica e cientifica), deu pra fazer um pequeno perfil de como está à cabeça de quem está de fora ou pouco participante dos movimentos (por questões diversas) direcionados a esse grande causa: a de ajudar a sobreviver nossos animais de rua, que tanto precisa ter um lar e uma vida digna.