CRÔNICA EXTRA


NECESSITAMOS DE COLABORAR

Por incrível que pareça, por mais que não seja novidade para alguns, nunca é pouco falar sobre os animais carentes, aqueles que vagam pelas ruas e raramente encontram uma pessoa que os adote, dando-lhes um lar e assim, por tabela, diminuem a passos miúdos, o número cada vez mais crescente na estatística das ONG de proteção animal em Salvador, fazendo uma estimativa de 100 mil animais, entre cães e gatos, em total abandono pela cidade.

Aqui em salvador, assim como em todo país, sofremos para contar com o apoio do Poder Público na questão de ajudar a amenizar essa situação, agravada ao passar dos anos e que no momento atual, até os animais de raça estão sendo abandonados. É triste saber dessa realidade e pior ainda, que as ONGs que os representa estão passando por dificuldades, inclusive financeira, levando-as a desenvolver um trabalho pautado por muitas carências, entre elas, compra de ração, medicamentos veterinários e despesas fixas como a conta da luz e da água. Enfim, vivem no limite para dar um mínimo de conforto e proteção para aqueles apanhados nas ruas, que são tratados – muitos deles chegam machucados e doentes – e depois de sadios estão prontos para adoção.

A ONG Célula-Mãe está passando exatamente por isso, sofre da falta de recursos para manter principalmente seu programa de castração. Este programa evita que cheguem as ruas novos animais para proliferar a cidade, causando seus maus-tratos em plena via pública. São milhares deles que com essa conduta, do planejamento responsável do controle da natalidade animal, estão fora de sofrer quaisquer situações que aumente o índice desfavorável dos “vira-latas” nas pesquisas das ONGs de proteção animal. Urgente: Necessitamos de colaborar, já!

*A DIFICULDADE: (...) Se a ONG ficar sem residência, além de o projeto ser interrompido, não terá como o convênio com o Estado ser renovado. "Quando a gente for tentar renovar o acordo, teremos de prestar contas. Se o trabalho for interrompido e não tivermos uma sede, a possibilidade disto acontecer é mínima, quase zero", diz Janaína.

A fundadora da ONG criticou a burocracia dos bancos para emprestar dinheiro às ONGs. "Eles pedem tanta coisa, que acredito que poucas possam conseguir. Estivemos em vários e continuamos sem dinheiro".

*A SOLUÇÃO: Para solucionar o problema da sede, Janaína conta que ela e as demais administradoras da ONG já encontraram um terreno, na mesma região, que daria para ser construído o Canil. A área custa R$ 15 mil, mas elas só poderiam comprar e construir dentro de um período de 8 meses. o prazo seria o tempo que Janaína acredita ser necessário para batalhar a arrecadação de fundos e conquistar parceiros.

"Seria ótimo se conseguíssemos ir para lá. Mas, não temos nem esse dinheiro para comprar. Ainda teríamos que buscar doações de material de construção para fazer os canis e gatis. Isso não se consegue de uma hora para outra", lamenta.

*EXPLICAÇÃO: A castração é uma forma de controle populacional dos animais, principalmente dos que vivem nas ruas. Com o valor do convênio do Estado, do segundo semestre de 2010 até agora, a ONG Célula Mãe já conseguiu realizar cerca de três mil cirurgias de castração.

*A QUESTÃO DO CENTRO DE CONTROLE DE ZOONOSES (CCZ): A cirurgia, feita em cães e gatos, fêmeas e machos, para impedir que se reproduzam sem controle, também é feita gratuitamente pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), vinculado à Secretária de Saúde de Salvador (SMS). No entanto, o órgão só realiza o procedimento em animais domiciliados, ou seja, com residência ou responsáveis. "O animal ter um dono é uma prerrogativa para que seja feita a cirurgia", disse o subgerente administrativo do Centro, Marcelo Almeida.

O CCZ, segundo Almeida, tem como prioridade os cuidados com a saúde pública e não com os animais que vivem nas ruas. "Cerca de 80% dos animais que vivem nas ruas têm donos. O problema é que na hora da obrigação, os responsáveis não aparecem. Nenhum animal brota na rua do nada", disse. O Centro realiza cerca de 250 castrações por mês, ou seja, 3 mil por ano. O número ainda é considerado pequeno, segundo Almeida, e deve ser aumentado a partir do próximo semestre deste ano para 290 procedimento/mês.

Estima-se que 60 mil animais estejam abandonados nas ruas da cidade. Por lei, a ação configura maus-tratos e está sob penalidade, de acordo com o Art. 32 da Lei de Crimes Ambientais - Lei Federal nº 9.605 de 1998.

Segundo Janaína Rios acredita que o abandono dos animais é motivado por duas razões: falta de impunidade aos responsáveis e falta de política pública para atendimento veterinário para animais em que os responsáveis sejam moradores de baixa renda. "Muitas famílias que não tem condições financeiras de cuidar dos animais doentes acabam abandonando-os na rua, como forma de garantir a saúde da própria família", diz.


Para aqueles que gostam de animal, mas infelizmente não tem espaço físico (moram em apto ou casa pequena) nada mais interessante do que ajudar, mesmo que indiretamente, essa ONG que faz das tripas coração pra ver um miado ou um latido cheio de felicidades.

Para aqueles que quiserem e puderem ajudar, seguem abaixo os dados bancários da ONG:

CONTA PARA DEPÓSITO:
Banco do Brasil
ag. 2798-7
C/C 29494-2
CNPJ: 07.819.419/0001-19
www.celulamae.org.br



*E-mail recebido da ONG CÉLULA-MÃE