SUSPEITA DE ENVENENAMENTO


Como proceder com cães e gatos em caso de envenenamento?
.
Dr. Marcel Benedeti (veterinário) recomenda como agir em caso de suspeita de envenenamento de animais:
.
1. Quando houver suspeita, dar água morna salgada ou água oxigenada 10 vol (uma colher de sopa) que, em contato com o estômago, vira água morna salgada e faz o animal vomitar.
.
2. Dar Atroveran (1 gota por kg de peso de 6 em 6 horas), o melhor antídoto para venenos do tipo 1080 e chumbinho. Tenha sempre *Atroveran por perto e repasse esta informação para as pessoas que conhece. Poderá salvar vidas.
.
O carvão vegetal também ajuda muito em envenenamentos (inclusive em humanos ), pois é absorvente. Já existe, nas farmácias, em comprimidos.
.
Existem ainda envenenamentos em que não se pode provocar o vômito, pois algumas substâncias – como ácidos – queimam na entrada e, se o vômito for forçado, queimará “na volta” os mesmos lugares já agredidos. Realmente, provocar o vômito, quando trata-se de ácido ou algumas plantas tóxicas, não é indicado. O ideal é dar carvão ativado – comprado em qualquer farmácia – e muito soro fisiológico “de hospital” – enquanto estiver levando ao veterinário, aplicar o soro com uma seringa.
.
*Quanto ao Atroveran, não há problemas e é indicado tanto quanto o Buscopan
.
.
Não esperemos para saber somente quando precisarmos desta informação.
.
.
.
Informação repassada através do nosso email