PARA ONDE LEVAR OS ANIMAIS DE RUA?


A leitora/internauta Paula Moreno entrou em contato com o Cidadão Repórter com a seguinte dúvida: existe algum órgão da Prefeitura que cuide dos animais abandonados em Salvador?O Cidadão Repórter contactou a Prefeitura e uma Organização Não Governamental (ONG) e verificou que não existe nenhum órgão da Prefeitura que recolha os animais. O único abrigo de Salvador já está lotado e, por isso, não recebe mais doações.Confira abaixo a dúvida da leitora e as respostas mais detalhes sobre o trabalho das ONGs:
.
A dúvida de Paula: “No último domingo à noite, no Iapi, Jardim Eldorado, junto ao Colégio Ministro Pires de Albuquerque, foi abandonada uma cadela com seus cinco filhotinhos lindos. Nós moradores ficamos colocando comida, água e dando assistencia na limpeza do local. Tentei procurar algum abrigo, mas, infelizmente, não obtive resposta. Na terça-feira à tarde algumas pessoas levaram-os.Estou procurando saber quem levou e se realmente vão cuidar desses tesouros. De que forma posso ajudar? Existe algum órgão da Prefeitura que cuide de animais abandonados em Salvador? É muito triste essa situação, os animais são especiais mesmo. Por favor me respondam, abraços".
.
Resposta da prefeitura: Em contato com a assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o Cidadão Repórter obteve a informação de que o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), não recolhe os animais, mas faz a castração de cães e gatos gratuitamente.Para solicitar a castração, basta entrar em contato através do telefone (71) 3611.7309 ou 160 (Disk Saúde). Após o cadastro, o animal passa por uma consulta e só depois é marcada a cirurgia, que pode ser feita no próprio CCZ ou em uma clínica veterinária parceira.
.
Resposta da ONG: A vice-presidente da União de Proteção Animal de Salvador (UPAS), Aglaia Brandão, esclareceu que nenhuma ONG de Salvador recebe os animais. “O único era o Abrigo São Francisco de Assis, em Paripe, que não recebe mais animais porque está lotado”, diz. Ela explicou ainda que a maioria das ONGs trabalha com a educação e a doação de animais, ou seja, quem encontra um cão na rua e não sabe o que fazer com ele, pode entrar em contato com a UPAS que direciona o animal para quem puder adotar.
.
“É até uma demanda que a gente quer solicitar da prefeitura porque a castração resolve a questão a longo prazo, mas, enquanto isso, muitos animais continuam abandonados nas ruas. O que realizamos são feirinhas aos domingos no Parque de Pituaçu e mensalmente em outros locais para viabilizar a adoção dos animais. E também fazemos pela internet”, detalha.
.
Para adotar um animal: É preciso ter 18 anos, portar RG (documento de identidade) e comprovante de residência. Além disso, o adotante terá que contribuir com taxa de adoção no valor de R$ 20 (vinte Reais) e assinar um termo de responsabilidade de adoção.
.
Conheça as ONGs que trabalham com proteção animal em Salvador:
UPAS – Telefone: (71) 8804.2092 http://www.upas.org.br/
.
.
Fonte: Larissa Oliveira (via email)

48 comentários:

fabiana disse...

eu encontrei uma cadela na rua onde moro e nao tenho espaco para ela,o que eu faço.

mai disse...

eu encontrei um cao na rua e esta aki em casa porem eu nao posso continuar com ele me ajude ele nao esta doente esta em perfeito estado por favor me ligue (071)82235846

Anônimo disse...

abandonaram um cão em uma casa e ele esta muito magro com fome e sede para onde eu devo liga essa casa fica no fim de linha da cocisa em paripe por favor mi ajude eu nao quero q esse cão morra .mi ligue (71)81319910

Anônimo disse...

Encontrei uma cadelinha no rol de minha casa. ela estava com os olhos tão triste que me deu dó.Com certeza foi abandonada por alguém que não mora por aqui.pois quando mandei-a embora ela ficou indo e vindo desesperadamente,Estou com ela por esses dias.mas infelizmente não poderei ficar com ela.Ajude-me em nome de Jesus.Pois nao tenho onde deixa-la.

Unknown disse...

Oi boa noite ,
Tenho 4 gatos mais não posso continuar com eles pois meus vizinhos procuram muita confusão, por causas de meus gatos , também não queria abandonar eles são 2 adultos e 2 filhotes por favor mim ajudem numero de contato (071) 81783689 !

Priscila disse...

Olaa boa noitee, é q estou c 3filhotes que foram abandonados e preciso urgente de umm lugar pra eles, pois n tenho espaço nm condições para cria-los mas tbm n seria justo deixa-los jogados na ruaa.. Por favor se poderem me ajudarr serei eternamente grata

Unknown disse...

boa noite eu quero doar um cachorro é fila com rottwalei não tenho condições de cuidar dele mais meu nome é Ivan contato 71 8660-7825

Unknown disse...

Acabei de encontrar um filhote de gato na rua morrendo de fome e desolado!!!! Dei comida mas não posso ficar com ele. Me ajudem por favor...o que devo fazer? se alguém quiser ficar com ele por favor entre em contato (71) 99135 2709.

Anônimo disse...

Anônima: Abandonaram filhotes de gatinhos ao lado da minha casa, agora quero doa-los por favor entre em contato (71) 98691-2455

gil disse...

ola boa noite meu nome e gilmara moro em pituaçu salvador ,olha estou aqui apelando pela vida de uma cadela q peguei aqui na minha rua abandonada ela ta com a vgina toda pra fora e fedendo muito n sei bem o q fazer também n tenho condições de levá-la ate una clinica dei banho coloquei ela aqui na minha casa e estou procurando de toda maneira alguém q me ajude por favor amo cachorro e sofro junto com ela obrigado

Unknown disse...

Peco urgentemente uma ajuda minha cadela sangra muito pelo nariz nao tenho condicoes de pagar mas consultas ela estar sofrendo muito me ajudem ela nao para de sangrar. 98621-0670 3179-4979 liliane

Unknown disse...

Peco urgentemente uma ajuda minha cadela sangra muito pelo nariz nao tenho condicoes de pagar mas consultas ela estar sofrendo muito me ajudem ela nao para de sangrar. 98621-0670 3179-4979 liliane

malu disse...

boa tarde a todos que lerem meu pedido, desde 05/01/16 acolhi da rua um gato já adulto todo branco e castrado, seu estado estava muito sofrido, porem não estou com condições de sustenta-lo.peço que alguma associação ou pessoa que cuide de animais que possa ficar com ele. ligue para 949197948 aguardo sua ligação.

Unknown disse...

Bom dia,

Meu nome é Amilton de estou com um cão que minha filha encontrou preso em um quiosque da praça com um bilhete pedindo que alguém cuidasse dele.
Ela o trouxe aqui pra casa, cuidamos dele, levamos ao veterinário, demos banho e tratamos seus ferimentos.
Ocorre que se trata de um cão de médio porte - ou grande porte eu acho - e não temos condições de ficar com ele porque tenho uma idosa de 92 anos aqui e acho perigoso mantê-lo.
Gostaria de saber se vocês recolhem.
Se precisarem de mais detalhes estou à disposição

Amilton
999283905
991655379

moises disse...

oi Boa tarde eu me chamo moisés sou coordenador de uma casa de acolhimento para mulheres.nos acolhemos mães com filhos e por conta de muitas fiscalização. não podemos ter gatos por causas das crianças e aparecem muitos gatos abandonados aqui o que faço para manda para uma ong.

Anônimo disse...

Kd as respostas para esse povo todo? Não adianta ficarmos falando e falando sobre o problema se na hora que realmente é necessário nenhum desses protetores dos animais aparece...poxa estamos enfrentando um problema bem grande , não sabemos como será se formos atacados por um desses animais de rua ,nossas vidas de certa forma está em perigo.
Não concordo ,mas muitas vezes por desespero algumas pessoas acabam tirando a vida desses animais AI LOGO APARECE MUITOS PROTETORES PARA CONDENAR UM DESSES ATOS DESESPERADOS PQ NAO RESOLVE ANTES . MUITOS ATÉ SE ELEGERAM NA POLÍTICA COM A DESCULPA DE SER PROTETOR DOS ANIMAIS E AGORA O Q ESTÃO FAZENDO POR ELES? NADA ...TOMA VERGONHA NA CARA E BUSCA RESOLVER LOGO O ASSUNTO ANTES ,PARA DEPOIS NAO PRECISAR CRUCIFICAR UMA PESSOA DESESPERADA

Anônimo disse...

Boa tarde, tenho dois cães adotivos, porém estou desempregada e morando de favor, então por isso só pude ficar com o menor, a maior deixei em casa de minha mãe,dou os medicamentos, ração, tudo, porém ela não está sendo bem cuidada, e isso está me fazendo muito mal, será que vcs podem me ajudar? Meu nome é Paula, meu tel é 98817-9815

bispo luis carloschagas disse...

eu encontrei um cão na rua onde moro e não tenho espacç para ele,o que eu preciso fazer.

bispo luis carloschagas disse...

eu encontrei um cão na rua onde moro e não tenho espacç para ele,o que eu preciso fazer.

Unknown disse...

Boa Noite... Tenho quatro gatos... (Os ex donos do primeiro casal, não sabiam mais oq fazer então, pra não ser abandonado eu o adotei) os azeites o muito... Mas o lugar onde moro ta dando problemas, e os vizinhos querem q a gente deem um fim neles... Oq eu faço? ����

Unknown disse...

Oi boa tarde tem um cachorro aqui na rua onde eu moro quer ele esta sofrendo com a patinha machucada o moradores ajuda e agente msm quer da agua e alimenta pf ajuda ele entra em contanto meu bairro what 7198834-9205

Unknown disse...

ola boa noite eu moro aqui na ilha de itaparica e aqui te muitos cães de rua eu to cuidando de um que brigou e a orelha foi decepada mas gostaria de saber como fazer amo animas mas infelizmente não posso cuidar de todos o que eu faço aqui não tem abrigo

Unknown disse...

Oi boa tarde encontrei na minha porta seis gatos recenacido em uma caixa de sapato ,o que fazer?

Unknown disse...

Oi boa tarde encontrei na minha porta seis gatos recenacido em uma caixa de sapato ,o que fazer?

Unknown disse...

Boa tarde!Acabou de aparecer um gato bem doente aqui do lado dá minha casa.eu estou de coração partido.poi não posso pegar nele😞.Tou com uma bebê em casa.tem alguém que possa ajudar?(71)98622_9543 eu moro no Garcia.

Unknown disse...

boa tarde tenho dois colares para doar,como faço para entregar?
moro na Boca dO Rio e trabalho na av.ACM

Unknown disse...

Oi boa noite achei um cachoro queria ficar mais não tenho tempo de cuidar onde posso levar ele. Não posso largar na rua mais também não posso ficar ajudimer

Unknown disse...

Meu número e 987237558

Mama disse...

Todos os estados tem uma ongue para recolhimento de animais abandonados em salvador não existe,enquanto isso uma porção de desumanos continuam a abandonar os bichinhos vamos nos molilizar junto com os vereadores prá que possamos fazer alguma coisa por esses inocentes.fico indignada com isso

Unknown disse...

Gente queria doar um gato meu macho porque ele está brigando com o outro gato que tenho aqui e nessa briga terminou ferindo o olho dele eu quero doar o que está brigando

Unknown disse...

Gente meu número de whats e 071987478659 . Preciso hurgente doar esse gato .

priscila disse...

eu encontrei dois filhote de cachorro mais eu nao tenho conticoes de criar , qualquer coisa só liga 07188790024

Unknown disse...

Boa noite gente ... Entao meu gato caiu da janela da minha casalevei ele no veterinário e o veterinário me falou que ele deve ter uma lesao na coluna passou os medicamentos e to mais ele nao estar andando direito e com muita dificuldade,nesse cso preciso de raio x pra saber o que teve com ele .... No momento nao tenho condições de fazer esse raio x. .. Se alguem puder me ajudar eu agradeco vou deixar meu contatos se alguem puder me ajudar 71 99602434 vivo ou 71 994040723 tim ...obrigado.

Unknown disse...

meu Deus os coitados sofrendo e ninguém pra ajuda-los , são muitos cães abandonados em Salvador! :( infelizmente , fico muito triste ,mais Deus esta no controle de tudo . <3 diga não ao abandono aos animais .

Anônimo disse...

Bom dia
agradeço a Deus pelo dia maravilhoso mas eu estou pedindo alguém que receba esse comentário. moro recanto das ilhas e tem um cachorro que foi atropelado por alguém e ele está gritando muito de dor. por favor faça uma visita a esse cachorrinho que ele está sofrendo muito . recanto das ilhas conjunto em frente ao hospital São Rafael na ultima barraca azul ele está deitado na barraca

IabGjanvk disse...

Bom dia meútil marido acho um Cadelá mas é labrador e cresse muito não tenho espaço então que pode mim ajudar quero dar ela mas não queria deixa na rua mim lige 986735131 coso alguém quer a ela obrigado

Unknown disse...

Olá pessoal aqui na rua tem uma gata que foi atropelada perdeu a patinha traseira que está necrosando. Ela precisa de cuidados veterinários urgente.
Alguem sabe de alguma clínica que se disponha a ajudar meu contrato é 987330595
Roberto

Unknown disse...

Prezados, boa tarde!

Estou precisando de ajuda. Tenho uma vizinha que cuida de uma gata de rua que não é castrada (essa não tenho problemas), porem a mesma apareceu prenha e teve 4 filhotes (ha 3 meses).

Como ainda não conseguem subir/escalar a parede e ir para a área de serviço dela, a mesma coloca cordas com tigelas de água e comida no teto de eternite que tem ao lado de minha área de serviço e eles comem lá e fazem as sujeiras em toda minha área. Estou gravida e pelo que sei não posso ter contato com gatos de rua, que não estão vacinados e não tem nenhum tipo de cuidado médico por causa da Toxoplasmose. Estou tendo que limpar e remover a sujeiras constantemente e correndo o risco de cair das escadas.

Segue meu email, para retorno: patricia.soares81@gmail.com

Aguardo retorno,

Anônimo disse...

Boa tarde ! Eu estou desesperada,e sem condições de alimentar 8 cachorros 4 adultos e 4 filhotes,eu estou desempregada há 5 anos e moro com minhas 2 filhas.Por favor mim ajude,a adotar os cães, eles estão passando muita nessecidades, e eu ñ tenho nenhuma condições finaceira pra continuar com eles,quero doar para eles ñ sofrerem mais de fome.mim legume por favor sou de Lauro de Freitas fone 71 98371-1535 LU.Muito obrigada.

Anônimo disse...

Boa tarde ! Eu estou desesperada,e sem condições de alimentar 8 cachorros 4 adultos e 4 filhotes,eu estou desempregada há 5 anos .Por favor mim ajude,a adotar os cães, eles estão passando muita nessecidades, e eu ñ tenho nenhuma condições finaceira pra continuar com eles,quero doar para eles ñ sofrerem mais.mim ajudem por favor fone 71 98371-1535 .Muito obrigada.

Thamydoces disse...

óla uma gata pariu na aréa onde resisduo tem 4 filhotes infelizmente não posso ficar com eles por questao de saude de minha filha, mas tbm não queria abandonalos na rua oq ue devo fazer algum orgao competente que possa ajudar POR FAVOR EM ENTRE EM CONTATO 99344-9061 TEM DOIS DIAS DE PARIDA ESTOU CUIDADANDO POR ENQUANTO AJUDEM

Naty disse...

SOCORROOOOOOOOOO
Boa noite!
Alguém pode ajudar esse anjo? já tem 4 dias que ele se encontra na segunda passarela depois do Salvador Norte Shopping, depois de São Cristóvão, indo para o Cia, o mesmo está muito debilitado, mal se move, com uma bicheira enorme, entrei em contato com Marcel Moraes.
mas eles precisam que alguém forneça lar temporário para resgatá- lo, enquanto isso o bichinho está lá sofrendo, todos os dias, duas vezes vou olhar ele, estou dando comida na seringa, não achei ninguém que me ajudasse a remover ele para um local seguro.
Meu contato 71 992949969

Anônimo disse...

Senhores,
Estou impossibilitado de manter 6 cachorrinhos recém nascidos. Eles estão bem de saúde, no entanto, devido a minha rotina profissional não tenho como mante-los. Moro na ilha e trabalho em Salvador.
Meu contato: Jorge Luiz (71) 9.8544-1529 - e-mail: jorgeremaior2014@yahoo.com.br

Unknown disse...

Boa noite!minha mãe tem 5 cachorros. Está com sério problemas pois estão se estranhando e não temos como ficar com eles aqui por falta de espaço! Quem tiver interesse de adotar cachorro só entrar em contato com esse número. Todos são da raça pequena. 71 9676-0481 Regilene

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Boa tarde. Eu tenho três cachorros para doação, quando fiquei com eles estava trabalhando. Mas infelizmente não consigo arrumar nada e as despesas estão tão difíceis. Estou muito,mas muito triste porém prefiro que eles tenham uma vida melhor longe de me... Me ajudem por favor, aguardo uma resposta obrigada. Sou do bairro do Uruguai, cidade baixa (eles tem um ano,duas fêmeas e um macho)

Unknown disse...

tem uns cachorros abandonados aqui no loteamento santa barbara Itinga Lauro de Freitas.

Anônimo disse...

abri meu portao de casa e econtrei cachorro grande preto bonito bem tratado dei comida e agua mais nao posso ficar com ele meu telefone e (022)996037069 QUERO DOA-LO POIS NAO POSSO CUIDAR DELE NO MOMENTO RAÇA COLDE COLE

Postar um comentário