IMPORTANTE: VACINA MATA EM VITÓRIA!!!



27/setembro/2010
Cão morre e outros 30 animais passam mal após vacina no ES
.
Um cão da raça poodle acabou morrendo e outros 30 animais passaram mal após serem vacinados contra a raiva, neste sábado (25), no ES. Poucas horas após receberem a injeção, gatos e cães de pequeno porte apresentaram reações, como febre alta, perda de apetite, dor e apatia. Apesar do número de casos, a vacinação não deverá ser suspensa.
.
A clínica Prontovet, em Jardim Camburi, Vitória, ficou cheia na manhã de domingo. Até a tarde de ontem, pelo menos 15 animais foram atendidos, apresentando reações após a vacina. O veterinário Lucas Coelho, que estava de plantão, diz que dor e febre são normais após certos tipos de injeção, mas não na intensidade que os animais estavam sentindo. Ele acredita que a vacina deve ser investigada. “Pensam na saúde pública, mas não na saúde dos animais”, afirma.
Na mesma noite em que tomou a vacina, o yorkshire de Andressa Rodrigues passou por maus momentos. O bichinho teve tremedeira, febre e apatia, o que levou a tutora a ter que procurar um veterinário. O animal chegou a tomar soro para se recuperar. Além do susto, Andressa reclama do ônus financeiro. “Não orientaram nada sobre essa vacina e nós é que temos que arcar com o prejuízo”, reclama.
.
A professora Viviane Nielsen teve que desembolsar R$ 300 para recuperar a saúde de seu cãozinho. “Ela estava muito bem, e após tomar a vacina até carne rejeitou. Disseram que não havia problema nenhum em tomar a injeção, no máximo uma dor no local. Não foi o que eu vi”.
.
O veterinário Anderson Borsoi, que atende na clínica Centrovet, na Praia do Canto, recebeu cerca de 15 ligações, durante o fim de semana, de tutores de animais reclamando da situação. Oito precisaram de atendimento. Para Borsoi, esse número é alto, o que é alarmante.
Apesar das reclamações em clínicas da Capital e do histórico de casos no Rio de Janeiro e em São Paulo, que suspendeu a vacinação por tempo indeterminado, poucas ocorrências chegaram aos centros de controle de zoonoses (CCZ) da Grande Vitória. E sem esse registro a aplicação do medicamento não pode ter sua suspensão avaliada, explicou a veterinária dos CCZs de Vitória e Serra, Carla Cavalcante Teixeira.
.
Carla garante que foram solicitadas informações ao Ministério da Saúde, que liberou a vacinação no Estado. Ainda assim, houve a preocupação de manter disponíveis medicamentos para conter as reações. Mas não houve procura.
.
A SITUAÇÃO:
A gatinha Cindy não conseguia sair da cama. Gisele Holanda Prescholdt tem três gatas e todas passaram mal. No entanto, Cindy foi a que ficou pior. “Na noite do sábado eu percebi que ela não levantava nem mesmo para se virar, aí fiquei mais preocupada”, conta. Em um primeiro momento, além do temor pela saúde do bichinho de estimação, Gisele chegou a pensar que a reação pudesse fazer mal até mesmo às pessoas que estavam em volta do animal, no que foi tranquilizada pelo veterinário. Ainda assim, ficou o susto.
.
ATENÇÃO: SINTOMAS
Fique atento aos sintomas do animal
O animal que apresentar febre e dor em reação à vacina pode receber os primeiros cuidados em casa, por meio do analgésico Dipirona e de compressas de água morna no local em que foi aplicada a injeção.
.
Em caso de tremor muscular, perda total de apetite, mudança drástica de comportamento do animal ou persistência dos sintomas por mais de 24 horas, os tutores devem procurar ajuda.
.
A médica veterinária dos CCZ de Vitória e Serra garante que, ao saber dos casos de São Paulo, notas técnicas do Ministério da Saúde liberaram a vacinação. Ainda assim, houve a preocupação de manter medicamentos disponíveis para conter as reações.
Em Vitória, duas reclamações foram feitas oficialmente. Na Serra, onde há rumores de óbitos de animais, a médica veterinária do CCZ do município disse que não chegou nenhuma informação que confirme a situação. Em Vila Velha, que deve ter mais uma etapa de vacinação no próximo sábado, não há ocorrência de nenhum caso.
.
CCZs no Espírito Santo/Vitória - DDD: (27)
CCZ Serra - Rodovia ES 10 Km 02 – Jardim Limoeiro. Tel: 3281-9288.
CCZ Vila Velha - Av. Carlos Lindenberg, s/n°. Tels: 3226-9499, 3226-9777.
CCZ Vitória- Contato através do fala Vitória, no número 156,
ou pelos números 3382-6751 e 3382-6752.
CCZ Cariacica - Rua das Carmélias, Campina Verde. Tels: 3346-6518, 3346-6519.
.
.
Fonte: Gazeta do Povo (via site ANDA)

0 comentários:

Postar um comentário