REPORTAGEM E ENTREVISTA COM A VET ARQUIVOS




Na procura de conteúdo para por no blog, eu encontrei outro blog de informação animal destinado a medicina veterinária. A intenção dele é dar ao médico veterinário um suporte em relação ao um banco de dados composto de bibliografias, que sirvam de subsídios em diversos temas relacionados à saúde dos animais.
É interessante observar que o blog VET ARQUIVO – Biblioteca de Medicina Veterinária é uma ferramenta de muita utilidade para quem faz pesquisa, vai à busca de informação e principalmente procura acompanhar de perto a evolução, sempre presente, também no campo da medicina veterinária.
Por achar uma boa novidade da internet foi que resolvi saber maiores detalhes, de como funciona essa serviço de suporte para o internauta-médico ao fazer uso da Vet Arquivo e sua biblioteca virtual.
A entrevista de hoje é com Jorge Felipe Hardt, criador e único tutor dessa louvável idéia, que muito auxilia e contribui para informação médica-veterinária. Vamos a Ela:

.
.
.
.
.
Jorge Felipe Hardt
.
.
1. Como surgiu a Vet Arquivo? Você tem alguma ligação com a medicina veterinária?
Surgiu de uma vontade de ter um blog, independentemente do propósito dele, então aliei a vontade de ter um a utilidade, observei vários tipos de blogs e decidi criar um com intuito de ajudar ou simplesmente facilitar a vida dos estudantes de medicina veterinária já que eu também sou um.
2. O que levou a criação do blog? Alguma carência de informação nessa área na internet?
Bom, na verdade já existiam alguns outros blogs com mesmo propósito, mas notei em alguns uma seletividade baixa de material, procurei fazer a diferença deixando o blog com uma aparência bacana e comunicativa e é claro com um conteúdo seleto e diversificado com publicações preferencialmente em português.
3. Fale um pouco de você e como é o seu trabalho solitário à frente da Vet Arquivo. Qual o motivo dessa postura solitária?
Eu sempre gostei da internet e a maneira como posso usá-la para fazer alguma coisa construtiva, atualizo o blog sozinho, mas em breve pretendo chamar alguém para ajudar selecionando e acrescentando conteúdo.
4. Você acha que esse tipo de biblioteca de medicina veterinária estava faltando no mundo virtual?
Sim, estava faltando, mas já existem vários blogs que funcionam como uma biblioteca virtual. Já encontrei de medicina, engenharia, etc. Na internet hoje em dia o que procuramos achamos.
5. Qual a contribuição da Vet Arquivo para os médicos veterinários?
Eu acredito que contribua na facilidade de achar matérias em português, alguns arquivos são exclusivos.
6. Existem serviços semelhantes ou a Vet Arquivo é a única a oferecer tais serviços?
Sim, existem vários, já entrei em contato com alguns para formar parceria, assim aumentaríamos o acervo ao invés de ficar um copiando um do outro, mas os principais que achei são internacionais como ‘’La biblioteca de Maverick’’, ‘’BMZ’’, e obviamente o material disponibilizado por eles é de outras línguas, espanhol e inglês principalmente. Os dois que citei têm um acervo enorme de materiais na área de medicina veterinária, o Vet Arquivos pretende ser como eles, mas com material em português.
7. Explique para a gente como funciona a procura de informação no blog Vet Arquivo?
No blog tem a ferramenta de busca por palavras chaves que ainda estou aperfeiçoando, mas tem o menu de categorias, até hoje não tive problema com o mecanismo de busca pelos leitores, raras vezes recebi e-mail de pessoas pedindo determinado material, mas infelizmente eu não possuía ainda.
8. Quais as seções de procura? Você diria que é uma das mais completas, ou seja, o internauta é bem assistido na sua busca?
São várias as seções, eu não diria a mais completa, diria um pouco mais organizada que algumas, mas ainda precisa melhorar, diante aos elogios acredito que o internauta é bem assistido nas buscas.
9. Recebe muito acesso de estudante de medicina veterinária e médicos, ou a visitação ao blog não se resume somente a área médica?
Creio que 90% dos acessos são de pessoas da área, o restante são pessoas que querem descobrir alguma coisa sobre saúde animal, curiosidades e baixar alguns papéis de parede, etc.
10. Se tratando de um blog de consulta médica animal, o público deixa muitos comentários sobre o serviço prestado?
Sim, como eu disse anteriormente o blog tem uma interface comunicativa, tem um widget para deixar mensagens e também um formulário para contato que abre na pagina atual sem carregamento paralelo, isso facilita na hora de comentar, recebo vários comentários por essas portas.
11. De quantas bibliografias possui o seu acervo? Como é feita seu banco de dados? É você só que busca ou tem alguma ajuda?
O Blog já possui mais de 300 postagens, dentre estas cerca de 250 são publicações que variam de revisões bibliográficas, artigos científicos, alguns livros, alguns capítulos de livros, relato de casos, aulas, apostilas, etc. O banco de dados é a partir do google docs, mas alguns arquivos antigos estão hospedados em outros sites como o scribd, 4shared, mas já faz algum tempo que só hospedo arquivos no google docs. Parte do conteúdo eu consigo com colegas, professores, mas a maior parte eu mesmo pesquiso e vejo se é relevante para o blog, matérias incompletos deixam o internauta frustrado.
12. Qual o animal mais consultado pelo público nos arquivos?
Cães.
13. Em matéria de parcerias a Vet Arquivo ainda necessita de um contato mais próximo?
Tudo que ajude a divulgar ainda mais o blog é bem vindo.
14. Onde está sua maior dificuldade em gerenciar este serviço de grande utilidade pública?
Encontrar material em português.
15. Quem é Jorge Felipe para Vet Arquivo?
Criador e administrador.
16. Pelo crescente número de abandono de animais na rua de todo Brasil e a falta de uma política pública para o caso, qual sua opinião?
Eu acredito na bondade das pessoas que querem fazer o bem para esses animais abandonados, não adianta esperar por uma ajuda política pública, fazer o bem não é sentar-se numa poltrona confortável, ganhar um salário de rei e se preocupar com as próximas eleições, tanto é que quem ajuda parte de próprio punho.
17. De que forma o Vet Arquivos pode ajudar nessa causa de abandono de animais?
Creio que divulgando campanhas de adoção e concientização.
18. Como você vê o trabalho das casas de adoção de animais?
Sem dúvida são anjos, enfrentam dificuldades, a vontade de cada um que faz tal ato equivale a vontade de 1000 pessoas.
19. A Vet Arquivo pode dizer que O Movimento Vamos Adotar um Cão está fazendo a sua parte no processo de tirar os animais de rua? De que maneira acontece essa contribuição?
Sim, o movimento faz a sua parte com campanhas de adoção, denunciando mal tratos aos animais, sensibilizando as pessoas, gerando atitudes humanas com relação ao bem estar dos animais.
20. Suas últimas palavras...
Gostaria de agradecer a oportunidade dessa entrevista, me senti honrado em responder as perguntas, é muito bom ver que as pessoas gostam do que faço, espero melhorar cada vez mais e conto com o apoio de todos para fazer crescer o acervo de arquivos. Muito obrigado.

0 comentários:

Postar um comentário