O MOVIMENTO AVISA


 Sabemos que uma das piores coisas existentes, na vida de uma pessoa solidária, é não encontrar solidariedade justamente com quem sinaliza, informa e ajudar resolver, na medida do possível, alguns problemas dos animais perambulantes nas ruas de todas as cidades do nosso imenso país, como é o caso do nosso blog. Mas a verdade nua, crua e também dolorosa é que não existe nenhuma condição de solucionar os casos que chegam ao nosso conhecimento através dos contatos a custo zero. Acontece que no mundo onde o capitalismo dá as regras, somos forçadamente obrigados a “mercantear” com coisas tão serias. Nesse caso, não fugimos a regra e até nesses casos, tudo tem seu preço.   

Lamento informar a todos que nosso blog também fica a mãos atadas e muito sentido em informar a cada pessoa que nos procura buscando nossa ajuda e tem como resposta, que sua solidariedade com a causa animal termina com o ônus de pagar do seu próprio bolso, sua boa intenção de fazer a sua parte, vendo um animal na rua passando necessidade e procurando resolver o problema, pensando em ele ser resgatado por qualquer ONG que defende e presta um serviço, que deveria ser feito – pela justa razão – pelos órgãos responsáveis, e, por isso a balança sempre pesa para as dificuldades que todas elas passam.  

Gostaria do entendimento de todos vocês em compreender que toda ONG está nesse causa muito mais pelos laços afetivos e do que por questão comercial. É difícil ajudar os animais sem recursos (um abrigo, estrutura) e sem receita (medicamentos, alimentação). Estes são os verdadeiros motivos que fazem você arcar com seu instinto de protetor animal.  É difícil encontrar na maioria delas um abrigo estruturado para receber uma leva – crescente a cada dia – de animais de tudo que é jeito: doentes, famintos, estressados...

É mais fácil, sua ajuda está direcionada a doações – de qualquer tipo: ração, medicamentos, material de limpeza e até mesmo dinheiro, a fim de prestar sua solidariedade de forma concreta e mais justa (mais econômica), do que tentar levar o animal para alguma ONG, na esperança de tirá-lo da rua, o que será improvável acontecer, pois o abrigo imaginado por muitos não existe no formato gratuito, e sim, o LAR TEMPORÁRIO, com um preço salgado demais pra quem vê e quer levá-lo pra um lugar de cuidados e sem perigo algum. Ou seja, pela situação atual (já de muito tempo) seu bolso vai custear a sua boa ação infelizmente.

O Movimento tem seu papel principal de informar e intermediar a relação de adoção, uma espécie de “classificado animal”. No mínimo indico como proceder no caso da sua ajuda, mas jamais posso intervir nos procedimentos de como tirar uma animal de rua, mesmo porque tudo tem um custo e nesse segmento de protetor animal não é pouco, arcando praticamente com tudo e sem nenhum amparo dos Órgãos do Governo.

Atenciosamente,

0 comentários:

Postar um comentário