ANIMAL É OUTRA COISA

Ainda me lembro da celebre frase do ex-presidente Figueiredo que dizia “Prefiro cheiro de cavalo a cheiro de povo” com teor de preconceito e arrogância e também dessa “Quanto mais conheço os homens, mais estimo os animais” de Alexandre Herculano, mais filosófica e dentro infelizmente, da realidade que passamos em relação aos caos da sociedade moderna. Os seres “ditos pensantes e sabidos” se comportam como verdadeiros trogloditas da humanidade, com suas atitudes irracionais em relação a tudo e, principalmente aos pobres animais indefesos que sofrem com as suas barbáries.

Não é de hoje que ONGs protetoras de animais fazem denúncias sobre esse tipo de conduta, a fim de mostrar ao Poder Público que a violência urbana também passa pelos animais de rua e recentemente daqueles que são tratados como os queridinhos de casa, a exemplo do caso da enfermeira que matou seu bicho de estimação a pancadas. Quem não lembra?

A verdade é que os animais estão cada vez mais dando exemplo de como viver em grupos, se é que ainda é possível, termos uma relação civilizada com o nosso vizinho ou nosso próximo, sem nunca precisar viver sempre em alerta cada vez que batem na nossa porta.

Assistindo o programa National Geographic ou o Animal Planet da TV paga – hoje pelo preço todo mundo tem – vamos entender o porquê no reino animal ter tanta harmonia e que a violência lá não é gratuita e nem prazerosa, levar seu semelhante à morte pelo simples instinto de selvageria. Acontece que toda agressão demanda de uma necessidade e esta necessidade que todo animal tem é gerada da fome, uma questão de sobrevivência. Ou seja, se comem ficam alimentados e depois disso, nada de caçar em vão. A agressão só acontece nessa hora crítica e no mais, a relação com outras espécies são amigáveis, cada um na sua, no seu canto vendo a vida passar numa boa.

Essa semana eu recebi por email algumas fotos que comprovam essa atitude “animal” e que certamente causará uma reflexão na nossa maneira de pensar e agir como indivíduos racionais. Como uma macaca pode amamentar um filhote de tigre, um urso trocar carícias com seu predador e um felino ser tão carinhoso com um cavalo?

Desconfio que a frase “Quanto mais conheço os homens, mais estimo os animais” reforça meu pensamento que existem muitos exemplos desse tipo a serem seguidos com os bichos, de sermos mais compreensivos, complacentes, amorosos e de entender que só por não falarem a nossa língua e terem um sentimento totalmente diferenciado ao nosso – pra melhor – estão sujeitos a sofrerem todo tipo de abuso e perversidade que o ser humano é capaz de fazer. Todos nós estamos na contramão da civilidade das relações humanas, tão importante e emergencial ao nosso convívio como sociedade.

Assim como, “Prefiro cheiro de cavalo a cheiro de povo” faço referência a todas aquelas pessoas que estão no rol da fama dos absurdos cometidos, e nesse caso a frase é bastante apropriada, ao se tratar da violência com os animais. Aposto que o nosso presidente tratava muito bem seus animalzinho...

E aí? Quem tem sido mais animal?

0 comentários:

Postar um comentário