OBESIDADE ANIMAL



Vocês sabiam que cães e gatos com sobrepeso podem apresentar os mesmos problemas de saúde dos humanos? Pois é, o excesso de peso pode levar a diabetes, problemas cardíacos, renais e articulares.

Ceder aos miados ou latidos, é como ceder às chantagens de uma criança chorando.
É cada vez maior o número de animais domésticos obesos. O seu bichinho pode estar “fofinho” e gracioso, mas isso pode trazer problemas para ele, assim como o sobrepeso traz para nós. É cada vez maior a oferta de guloseimas para animais e as rações mais populares têm quantidades enormes de gorduras.

Essa combinação pode ser uma bomba para o animal. Além da dieta desregulada, outros fatores podem causar obesidade, como predisposição genética, castração e rotina sedentária. Alterações hormonais e estresse também colaboram para o excesso de peso.
Os animais que ficam muito tempo sozinhos ou trancados em casa, acabam descontando o estresse ou a ansiedade na comida.

Levar os bichinhos ao veterinário para avaliar a causa e averiguar o tratamento é indicado, pois a gordura excedente pode trazer problemas aos animais.
Dependendo do animal, é necessário dieta antes de colocá-lo para se exercitar. Existem rações especiais no mercado, que contêm os nutrientes que o animal precisa.
Colocar os cães para passear mais tempo e dar brinquedos para os gatos são medidas que ajudam a queimar caloria, outra medida é habituar o animal a comer duas vezes ao dia, sem deixar comida o dia inteiro à disposição dele.

Para identificar se seu bichinho está obeso ou não, passe os dedos no corpo dele no sentido oposto ao crescimento do pêlo, se sentir as suas costelas completamente ele está magro, se houver uma camada de gordura acima das costelas ele está levemente acima do peso, se não for possível a cintura do bicho, quando o corpo toma a forma de rolha, ele está gordinho, já se o animal estiver com dificuldade para andar, ele está obeso e precisa de ajuda médica.

Tome cuidado com a quantidade e a qualidade do que seu animalzinho come, assim estará cuidando da saúde dele.

Com base nesses exemplos, esperamos muitas mudanças.

Isaleão
www.titamello.blogspot.com