ENTREVISTA CÉLULA MÃE

A Célula Mãe, como diz, é uma célula no sentido de dar a vida às condições de sobrevivência aos animais encontrados pelas ruas. Seu trabalho é condicionado a cuidar desses animais, lhe proporcionando um viver digno, evitando que sejam vítimas de maus tratos.
Quem conhece a Célula Mãe, pode testemunhar o quanto ela é importante em cuidar dessas pobres criaturas. Sempre buscando acabar com os índices, cada vez mais crescente, na questão dos animais abandonados na rua.
Tive conhecimento da entidade através das suas ações feita também pela internet (site), onde mostra sua inesgotável disposição e garra em procurar abranger um número cada vez maior de animais sob sua guarda. É um trabalho merecedor de todas as honras.
Seguidores, leitores e visitantes tenham o prazer de ler a entrevista da Célula Mãe em nosso blog. Aproveite para conhecê-la melhor...
.




Como surgiu a Célula Mãe?
Através de um grupo de pessoas sensíveis à problemática dos animais (abandono e maus-tratos) que resolveram desenvolver ações preventivas nas comunidades com campanhas de esterilização e guarda responsável. Foi criada em 2004 e registrada em 2006.
.
Como acontece o trabalho da Célula Mãe?
A entidade que hoje conta com o apoio da Secretaria Estadual de Saúde SESAB-BA realiza o trabalho diretamente na comunidade carente (bairros como Cajazeiras, Ribeira, Itinga, São Cristóvão, Águas Claras, Centro Histórico, dentre outros), cadastrando os animais e recolhendo-os para esterilização. Os animais não domiciliados ou aqueles pertencentes à pessoas sem condições de fazerem pós-operatório ficam no canil da entidade, sendo depois devolvidos após a cicatrização.
A ONG também conta com um serviço de som (carro de som) e distribuição de panfletos, onde, na sua unidade móvel divulga a guarda responsável e orienta a população.
.
Pode-se dizer que a Célula Mãe é referencia para aqueles que pensam em defender a causa dos animais?
Sim, a ONG é referência em controle humanitário da população de cães e gatos e em ações de defesa animal. Em menor escala, também impetramos ações contra-maus-tratos.
.
Qual o cenário hoje dos animais abandonados na rua? E qual é o motivo para tantos animais desprezados?
Apesar dos esforços das entidades e dos protetores locais, a situação dos animais ainda é precária, apesar de ter melhorado muito nos últimos anos. Temos percebido que cada vez mais pessoas tomam a iniciativa de cuidarem dos animais no seu bairro, mas ainda falta estrutura necessária para esta assistência como um hospital público para atendimento a animais indigentes e/ou carentes, campanhas maciças de esclarecimento e guarda responsável, etc.
.
Qual seria a solução mais próxima para esse problema?
A conscientização da população quanto às Lei de Proteção Animal, punição eficaz em caso de abandono e maus-tratos, ampliação dos Programas de esterilização em massa, educação humanitária nas escolas e disponibilização de uma estrutura pública para assistência aos animais carentes.
.
A Célula Mãe também é vítima das dificuldades, mas qual seria a maior delas?
A falta de voluntários comprometidos e falta de recursos.
.
Sabemos que ainda é pouca a conscientização das pessoas em relação aos trabalhos desenvolvidos em prol da retirada dos animais de rua. Isso acontece por quê?
Acredito que devido a falha no sistema educacional que não difunde valores humanitários. O abandono dos animais é reflexo da falta de bons valores na sociedade.
.
Vocês recebem alguma ajuda do Poder Público ou conta somente com as contribuições das pessoas sensibilizadas pela causa animal?
Sim, contamos com a ajuda de poucos associados e, pela primeira vez na história da saúde pública baiana uma entidade de proteção animal recebeu recursos públicos para desenvolvimento de trabalhos relacionados ao bem estar dos animais e controle humanitário de zoonoses.
.
De que forma podemos contribuir com a Célula Mãe?
Através de doações na conta bancária (Banco do Brasil, Agência 2798-7 C. corrente nº. 29494-2) para manutenção do veículo e do canil, ração, material de limpeza, material hospitalar (seringa, esparadrapo, fio mononylon, etc.), medicamentos (antibióticos e anti-inflamatórios, etc.)
.
Como o Poder Público pode ajudar?
Mantendo e ampliando o Programa de Controle Humanitário da População de Cães e Gatos.
.
Vocês acreditam que a questão dos animais abandonados está esquecida pelos políticos e suas leis? Como a sociedade pode pressionar? Essa pressão se resume somente no voto em época de eleição?
Não apenas no voto, mas é necessário que as pessoas votem em quem realmente tem a questão dos animais como um dos projetos. Além disto, existe um Projeto de Lei Estadual de Bem Estar Animal apresentado à Assembléia Legislativa que está em tramitação desde 2007. É necessário que a sociedade e as entidades cobrem a aprovação urgente desta Lei.
.
Vocês divulgam a necessidade da “posse responsável” e da esterilização como ações a serem adotadas no controle populacional dos animais. Saberia dizer por que a sociedade ainda não assimilou essa prática?
Talvez precisemos difundir mais a esterilização e guarda responsável com uma forma eficaz para se diminuir a quantidade de cães e gatos abandonados nas ruas, porem o espaço na mídia ainda é limitado. Hoje temos cerca de 89.000 animais em situação de abandono.
.
Em relação à vacinação que foi suspensa pelo Ministério da Saúde, com ficou Salvador nessa questão?
Salvador suspendeu a vacinação temporariamente por precaução, apesar de não terem sido registrados casos de óbito já que segundo a DIVEP-BA (Divisão de Vigilância Epidemiológica da Bahia) a marca e o lote de vacinas usados na campanha baiana são diferentes dos usados nos outros estados.
.
Falando em parcerias, a Célula Mãe está bem servida ou ainda existe alguma dificuldade?
Sim, existe uma deficiência grande de parceiros. As empresas e clinicas não têm uma visão social do segmento veterinário e de como estas ações poderiam beneficiar as marcas deles. A falta de parcerias é um problema crônico na Bahia, ao contrario do que acontece em Rio e São Paulo.
.
Não vejo nenhuma movimentação conjunta em os grupos de adoção de animais, cada um faz a sua parte. Qual motivo desse afastamento? Não seria mais fácil se fosse “unidos venceremos!” ?
Com certeza, mas existe a “vaidade” daqueles que pensam em fazer as coisas “do seu jeito”. Desta forma, ao invés de pessoas estarem se unindo às entidades já existentes, surgem, cada vez mais, grupos e entidades menores que dispersam e minimizam o trabalho. A Célula tem lutado para aglutinar protetores e estabelecer parcerias com as demais entidades.
.
O que depende para as entidades, ONGS e casas de adoção entre outras sejam um grupo realmente forte?
Da união, em primeiro lugar.
.
Quais são as próximas ações da célula Mãe?
Concluímos a construção de uma nova unidade (10 canis e 8 gatis) e a locação de uma sede administrativa. Desta forma teremos um local mais adequado para a execução do Plano de Trabalho firmado com a Secretaria de Saúde ou seja, para a realização do pós-cirurgico e para administração do nosso trabalho. O próximo passo será a aquisição definitiva do imóvel e a construção do nosso Centro Cirúrgico.
.
As feirinhas ajudam na adoção de animais? Como vocês avaliam o papel delas?
As feirinhas são muito importantes para a diminuição do número de animais em situação de abandono pois estimulam a adoção, além de serem uma oportunidade de confraternização entre pretores e ONGS.
.
Conforme pesquisa, os gatos estão passando a frente no gosto popular em relação aos cachorros. Nas feirinhas dá pra confirmar tal realidade ou os cães ainda são os mais procurados?
Os cães ainda são mais procurados, especialmente os filhotes. Entretanto, os gatos têm tido um aumento contínuo na procura por adoções
.
Seu recado para aqueles que desejam abraçar a causa animal é...
Vista a camisa! É MUITO GRATIFICANTE SE DEDICAR AOS NOSSOS IRMAÕZINHOS