COLUNA CÃO-SELHEIRA ISA - SETEMBRO




SALVE SEU BICHINHO

Quem tem um bichinho de estimação, precisa saber que eles podem sofrer pequenos acidentes. Hoje, darei dicas do que deve ser feito antes de levá-lo ao veterinário.
Se o seu animal, seja ele cão ou gato, sofrer uma fratura, não tente colocar os ossos dele no lugar.

No caso de cães: se demonstrarem agressividade,imobilize-os. Segure-o pelo pescoço, enrole o focinho com corda ou barbante, amarre atrás da cabeça para que ele não consiga tirar. Se quiser use focinheira.
No caso de gatos: envolva-o com um pano ou toalha grossos para se proteger das unhas e mordidas.

Se a fratura for exposta, estanque o sangue pressionando um pano limpo no machucado. Cubra a parte quebrada com toalha, fixe-a com fita crepe, deixando a área reta e imóvel. Não aperte a atadura. Assim ele não perderá os movimentos definitivamente. Para transportá-lo, coloque-o sobre uma tábua, evitando ficar mexendo nele.
Se sofrer envenenamento: não dê leite, pois pode piorar a situação. Procure descobrir com o que ele se envenenou, examinando a boca do animal e o local onde dorme. Se for por produtos químicos ou plantas, leve junto com o animal ao veterinário. Se estiver longe de um veterinário, dê a ele carvão ativado diluído em água, para que ele não absorva as toxinas. Isso só funciona se feito logo ao acidente. Outra opção, é lavar a boca do animal com água ( use luvas cirúrgicas ).Não provoque vômitos, pois produtos ácidos agravam o problema.
Se o seu animal sofrer um engasgo, faça uma concha com mão e bata devagar nas costas dele. Levante as patas dianteiras e abra-as como se fosse abraçá-lo. Evite pôr o dedo na garganta e empurrar o objeto para dentro. Mesmo se conseguir que ele lance fora, leve o animal ao veterinário.

Se seu animal tiver convulsões, aproxime-se por trás e coloque uma almofada sob a cabeça dele. Assim evitará choques que possam causar traumatismos. No caminho para o veterinário, pressione o corpo dele contra o seu, prevenindo ferimentos. Não puxe a língua dele para fora, isso não vai adiantar.
Se seu animal sofrer queimadura, basta lavar a lesão com soro fisiológico e, logo em seguida, levar ao veterinário. Ele avaliará o grau da queimadura e indicará os medicamentos certos.

OBS: Faça um kit emergência: atadura, gaze, pomada para inflamações, remédio para vomito, dipirona sódica gotas para dores e febre, antialérgico, carvão aditivado para envenenamento. Deixe sempre o telefone de uma clínica 24h, à mão.

Com base nesses exemplos esperamos muitas mudanças.

Autoria: Isaleão.

www.titamello.blogspot.com/

AGENDA ATÉ 11 DE SETEMBRO 2011



Distrito Federal
10/09 Feira de Adoção SVPI - Asa Sul - Brasília DF
10/09 Feira de Adoção SVPI - Lago Norte - Brasília DF
10/09 Feira de Adoção SVPI - Asa Norte - Brasília DF

10/09 Feirinha de Adoção de Cães e Gatos no DF - Taquari - Brasília DF
Goiás
10/09 Feira de adoção de cães e gatos - ASPAAN - Jd. Goiás - Goiânia GO
Minas Gerais
10/09 Adote um Amiguinho Fiel - Centro - Araxá MG
10/09 Amigo não se compra, se adota! - Braúnas - Contagem MG
10/09 Feira de Adoção de Animais "Adote Um Amigo" - Nova Suíça - Belo Horizonte MG
11/09 Adote um Amigo do Parque Francisco de Assis - Centro - Lavras MG
Pará
10/09 Feirinha de adoção da ASDEPA - Nazaré - Belém PA
Paraná
10/09 Feira de Adoção Permanente da Soc. Prot. dos Animais de Campo Largo - Centro - Campo Largo PR
10/09 Feira de Adoção - Fazendinha - Curitiba PR
Rio de Janeiro
08/09 Adotar é o Bicho! - Largo do Machado - Rio de Janeiro RJ10/09 Campanha de Adoção do SOS VIDA ANIMAL - Copacabana/Bairro Peixoto - Rio de Janeiro RJ10/09 Adote um Bichinho e Salve uma Vida - Tijuca - Rio de Janeiro RJ
10/09 Tony Resgate de Animais - Flamengo - Rio de Janeiro RJ
10/09 Adote um Focinho Carente - Glória - Rio de Janeiro RJ
11/09 Feira de Adoção AMA ANIMAL - Lagoa Rodrigo de Freitas - Rio de Janeiro RJ
Rio Grande do Sul
11/09 Feira Permanente de Adoção de Cães & Gatos Melhor Amigo - Centro - Pelotas RS
São Paulo - Grande SP
10/09 Feira de Doação de animais das CÃOPANHEIRAS - Jardim da Saúde - São Paulo SP10/09 - 11/09 Feira de Adoção dos AMIGOS DOS BICHOS - Ipiranga - São Paulo SP10/09 Feira de Adoção Toca dos Gatinhos - Consolação - São Paulo SP10/09 Feira de Doação de Cães e Gatos - Higienópolis - São Paulo SP10/09 Feira de Adoção Natureza em Forma - Ponte Grande - Guarulhos SP10/09 Feira Permanente de Adoção de Filhotes - Cerâmica - S. Caetano do Sul SP10/09 Feiras de Adoção dos Anjos dos Bichos - Tamboré - Barueri SP10/09 MIAUDOTE! Feira de Adoção do PROJETO SOS FELINOS na MOÓCA! - Alto da Moóca - São Paulo SP10/09 - 11/09 Feira de Adoção APAA - Santo Amaro - São Paulo SP10/09 - 11/09 Feira Permanente de Doação de Cães e Gatos - Ipiranga - São Paulo SP10/09 Feira de Adoção de Animais SER FELIZ - Ipiranga - São Paulo SP10/09 Feira de Adoção União SRD - Pompéia - São Paulo SP10/09 Feira de Adoção da S.A.V.A. - Ipiranga - São Paulo SP10/09 Evento de Adoção Anjos de Patas - Cocaia - Guarulhos SP11/09 Feirinha de Adoção Patinhas da Liberdade - Granja Viana - Cotia SP11/09 Adote um Amiguinho Fiel - Urciano Lemos - Araxá MG11/09 Feira de Adoção Natureza em Forma Matilha Cultural - Consolação - São Paulo SP11/09 Feira de Adoção dos Protetores Independentes da Granja Viana - Granja Viana - Cotia SP
Interior
10/09 Feirinha de Adoção - SOS Animais Abandonados - Jd. Servilha - Jundiaí SP
10/09 Centro de Adoção de Cães e Gatos - Vista Verde - S. J. dos Campos SP
10/09 Campanha de adoção ONG AJUDAA - Centro - S. J. do Rio Preto SP
10/09 Centro de Adoção de Cães e Gatos do CAV - Jd. Alvorada - S. J. dos Campos SP
10/09 Me Leva Pra Casa G1 - Jardim Nilópolis - Campinas SP10/09 Me Leva Pra Casa G2 - Jardim Aurélia - Campinas SP
10/09 Feira de Adoção Gapa - Centro - Indaiatuba SP10/09 Feira de Adoção de Animais - Jd. Maria Augusta - Taubaté SP10/09 Feira Permanente de Adoção de Animais - Jaguariúna SP
10/09 Adoção de Animais em Jacareí - Centro - Jacareí SP
11/09 Centro de Adoção de Cães e Gatos do CAV - Jd. Satélite - S. J. dos Campos SP
11/09 Domingo na Praça - Centro - Jacareí SP